A gengivite é uma doença que atinge as gengivas, causando a sua inflamação, dor na região e até mesmo sangramento. Existem diversos fatores relacionados à gengivite, e uma das causas pode ser, inclusive, a sua escova de dentes e a forma como a escovação é realizada.
Gengivite: o que é
A gengivite é a inflamação das gengivas, caracterizada pela sua sensibilização, dor e sangramento. É considerada como a primeira fase da periodontite, sendo um indicativo de que a saúde oral precisa de cuidados para evitar a progressão da doença.
Normalmente, está relacionada à má higienização oral e pelo acúmulo da placa bacteriana na região, mas, além disso, pode ser influenciada também por fatores hereditários ou condições de saúde, como diabetes, por exemplo.
Sintomas
Os principais sintomas da gengivite incluem as dores e os sangramentos nas gengivas, que podem ser iniciados espontaneamente ou durante a escovação. Além disso, é possível notar também a vermelhidão da região, o inchaço, a presença de mau hálito e em casos mais avançados, a retração gengival, que se trata da perda de tecido na linha das gengivas, expondo os dentes.
Como a escova dental pode estar relacionada com a gengivite?
As escovas dentais podem estar relacionadas com a gengivite, contribuindo para o aparecimento e também evolução da inflamação. Isso porque as características das escovas influenciam muito na hora da escovação.
Escovas de cerdas muito duras ou com formatos não anatômicos são prejudiciais, pois danificam os dentes e aumentam os riscos de lesões nas gengivas. Além disso, é importante também atentar-se à pressão exercida na hora de escovar os dentes.
Como escovar os dentes sem prejudicar suas gengivas
O ideal é realizar uma escovação suave, com movimentos de varredura horizontal e de arrasto vertical, na linha da gengiva, removendo assim, os resíduos de alimentos que podem ficar acumulados.
Confira, a seguir, a forma correta de escovar os dentes:
O primeiro passo é utilizar o fio dental, que auxilia na remoção dos restos de alimentos acumulados nos espaços entre os dentes e as gengivas.
Depois, aplique uma pequena quantidade de creme dental na sua escova. Na sequência, posicione a escova horizontalmente na linha da gengiva, onde ela se encontra com os dentes. Faça movimentos horizontais de forma suave e depois, um movimento de arrasto vertical, da gengiva até os dentes.
Não esqueça de repetir os movimentos na parte interna dos dentes e também de escovar bem a superfície de mastigação e a língua.
As escovas Ultra Soft 5460 da Curaprox são excelentes para garantir uma escovação eficiente e sem riscos de desgastes para os dentes e gengivas. Com cerdas Curen ultra macias, oferecem uma escovação eficiente, combatendo a placa bacteriana sem ser agressiva para as gengivas, evitando lesões e sangramentos.
Finalize a higienização com um enxaguante bucal, como os da linha Perio Plus.